AGENDA





Dia de Ação Global contra a Incineração do Lixo
Com a nova legislação brasileira para gestão de resíduos sólidos e a crescente preocupação da sociedade com meios mais sustentáveis de manutenção da vida faz-se necessário debater o impacto de tecnologias sujas no destino dos resíduos sólidos urbanos. O imediatismo de muitos gestores públicos em dar destinos equivocados aos resíduos utilizando tecnologias como a incineração do lixo motivou as entidades da sociedade civil organizadas e movimentos sociais se mobilizassem para debater os impactos e soluções em relação aos resíduos sólidos na Grande São Paulo.
Para contribuir com esse debate, a recém formada Coalizão Nacional Contra a Incineração do Lixo esta organizando o seminário técnico RESÍDUOS SÓLIDOS, ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS que acontecerá no dia 30 de setembro na Universidade Metodista em São Bernardo do Campo.  O objetivo é debater com a ajuda de especialistas da área do Brasil e de fora do país os impactos dos incineradores e as alternativas para o destino adequado dos resíduos sólidos.
No dia 30 de setembro acontecerão mobilizações em diversos países do mundo no Dia de Ação Global contra a Incineração do Lixo. O seminário pretende se unir a essa rede global pela preservação do meio ambiente.
Mais informações no site: www.incineradornao.net
Inscrições em: companha@incineradornao.net


Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link



Mostra Internacional de Cinema Ambiental começa nesta terça

Na quarta-feira, protagonista de "Lixo Extraordinário" participa de bate-papo

20/09/2011 - 12:01
Alterar o tamanho da letra A-A+
A 1ª Mostra Internacional de Cinema Ambiental de Araraquara começa nesta terça-feira (20). A programação terá exibição gratuita de filmes e segue até sexta-feira (23). O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sesc e apoio cultural da EPTV.
Na quarta-feira (21) ocorre a exibição do documentário brasileiro "Lixo Extraordinário", que disputou o Oscar este ano. Após a apresentação, o Catador Tião (Sebastião Carlos dos Santos), personagem principal do filme, participa de um bate-papo com o público.

Filmado ao longo de dois anos (de agosto de 2007 a maio de 2009), “Lixo Extraordinário” acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro.
Com a realização da mostra, Araraquara busca entrar no Circuito Internacional de Cinema Ambiental a partir de 2012, trazendo para a cidade as produções exibidas em festivais do mundo inteiro.
As atrações são gratuitas. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no Sesc.
Confira a programação completa do evento20/09 - Abertura – 19h
Uma Verdade Inconveniente
(An Inconvenient Truth). 2006 (EUA)
Dir.: Davis Guggenheim. 110 min. 14 anos.
Local: Sesc Araraquara
21/09 – 20h
Lixo Extraordinário
(Waste Land) 2010 (Brasil, Reino Unido) Dir.: Lucy Walker,
João Jardim, Karen Harley Dur.: 90 min. 14 anos.
- Após o filme, bate papo com Tião, personagem central do filme.
Local: Sesc Araraquara
22/09 – 20h
Estamira
2006 (Brasil) Dir.: Marcos Prado. 115 min. 14 anos.
Local: Sesc Araraquara
23/09 – 19h
Césio 137 - O Brilho da Morte
Brasil, 2003. Dir.: Luis Eduardo Jorge 24 min. 14 anos.
Local: Sesc Araraquara
Diariamente, de 20 A 23/09, 15h
A Casa Verde
Brasil, 2010. Dir.: Paulo Nascimento. 72 min. Livre.
Local: Sesc Araraquara






Dia 30 de setembro Dia Mundial de Combate a Incineração.



NESTE DIA NOS CATADORES DO MNCR ESTAREMOS GRITANDO NÃO A INCINERAÇÃO !!!!!!!!!




  



_______________________________________________ Nacional mailing list Nacional@lista.mncr.org.br http://lista.mncr.org.br/listinfo.cgi/nacional-mncr.org.br
_______________________________________________ Nacional mailing list Nacional@lista.mncr.org.br http://lista.mncr.org.br/listinfo.cgi/nacional-mncr.org.br

_______________________________________________ Nacional mailing list Nacional@lista.mncr.org.br http://lista.mncr.org.br/listinfo.cgi/nacional-mncr.org.br
_______________________________________________ Nacional mailing list Nacional@lista.mncr.org.br http://lista.mncr.org.br/listinfo.cgi/nacional-mncr.org.br








Tião Santos realizará a abertura do “Dia da Escola” em Brasília.



     Dia 19 de agosto no CNEC – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-Escola Cenecista de Brasília, haverá a abertura do “Dia da Escola”, ação promovida pelo Limpa Brasil para causar mobilização e educação ambiental com foco na redução , reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos junto as escolas do Distrito Federal.O evento será marcado pela palestra do catador Tião Santos, protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar de melhor documentário no ano de 2011.Sebastião Carlos dos Santos, 32 anos, natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável de Jardim Gramacho e coordenador de logística do Movimento Limpa Brasil Lets do it. 
         Tião tem um jeito natural de líder que não só o colocou nessa posição, como também lhe garantiu um papel de destaque no filme que concorreu ao Oscar este ano.Devido a sua atuação e a essa indicação, Tião ficou famoso. E usa sabiamente essa fama para ajudar a valorizar o trabalho dos catadores que, hoje, devem ser cerca de 5 MILHÕES, em todo Brasil, segundo o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, do qual também faz parte.

      A palestra será dirigida a pais e alunos do ensino infantil e primeiras séries do ensino fundamental.
Dia: 19 de Agosto de 2011 às 8hs.Local: Auditório da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-Escola Cenecista de Brasília – CNEC
SGAN 608 Tel.: 61 3272-3233
Fonte: Limpa Brasil









Personagem do "Lixo extraordinário" no bate-papo da Mostra Cinema e Cidadania
  
Tião Santos, catador de material reciclável revelado no documentário, e o jornalista Ricardo Carvalho falam sobre meio ambiente e sustentabilidade.
  
Tião Santos, de "Lixo Extraordinário"

Por Denise de Almeida - Lilás Comunicação
No próximo dia 29 (segunda-feira), Tião Santos, trabalhador do aterro do Jardim Gramacho que estrela o documentário O lixo extraordinário, participa do bate-papo Meio Ambiente e Sustentabilidade, parte integrante da Mostra Cinema e Cidadania, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Junto com o jornalista Ricardo Carvalho, comentarista do Jornal da Gazeta, da TV Gazeta, Tião discutirá com o público a vida dos catadores de materiais recicláveis, os problemas e as oportunidades encontrados nos lixões e a sustentabilidade.
Tião Santos é presidente da ACAMJG (Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho) e representante do MNCR (Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis). Além de jornalista, Ricardo Carvalho trabalha como diretor de conteúdo da Fotossíntese Criação e Produção e é conselheiro do Instituto Akatu de Consumo Consciente e do Projeto Mercado Ético.
Durante o encontro, os espectadores terão oportunidade de conhecer mais sobre a realidade relatada em "O lixo extraordinário", que estará em cartaz na Mostra, de 23 a 28 de agosto. O documentário mostra a iniciativa do renomado artista Vik Muniz, que acaba transformando a vida dos catadores de materiais recicláveis do aterro sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, ao decidir utilizar os restos descartados para produzir obras de arte.
Até o dia 5 de setembro, a Mostra Cinema e Cidadania apresentará, toda segunda-feira, um encontro do público com cineastas, jornalistas, representantes de entidades de classe e do governo, especialistas e personagens retratados nos documentários e filmes exibidos em sua programação. Os bate-papos complementam a programação do circuito, que inclui exibições de 18 filmes e documentários, nacionais e internacionais, divididos nos temas Direitos Humanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Vida Urbana.
Promovido pela Via das Artes com incenivo da Lei Rouanet, patrocínio da Scania e apoio da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, o circuito faz parte das comemorações do aniversário da cidade. O objetivo, segundo a curadora Profa. Verônica Ferreira Dias, é usar a sétima arte e os encontros como canal disseminador de valores sociais e de conscientização.


Serviço:
Bate-Papo - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Data e horário: 29/08 (2ª feira), às 19h30
Local: Teatro Cenforpe - Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 - Bairro Planalto (acesso pelo km 20,5 da Via Anchieta)
Capacidade: 1700 lugares
Estacionamento: grátis, no local
Acesso para portadores de necessidades especiais
Mostra Cinema e Cidadania 
Em cartaz: até 5 de setembro de 2011, em São Bernardo do Campo (SP)
Curadoria: Verônica Ferreira Dias, cineasta e professora dos cursos de Comunicação e Multimeios, Publicidade e Propaganda e Letras da PUC-SP.
Produção: Via das Artes
Realização: Ministério da Cultura
Patrocínio: Scania
Apoio: Prefeitura do Município do São Bernardo do Campo
Informações sobre a mostra e palestras: Via das Artes - tel.: (11) 5573.9584 ou e-mail viadasartes@viadasartes.com.br
A programação completa, com locais e horários das sessões no site: www.mostracinemaecidadania.com.br
Lilás Comunicação/EcoAgência
  





















Tião Santos na Rio+20




Jornal do BrasilAna Paula Siqueira












O protagonista do documentário Lixo extraordinário, Tião Santos, estará no Senado na quinta-feira para debater o tema Cidades, o que fazer?, na subcomissão Rio+20. 
As discussões fazem parte da preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre DesenvolvimentoSustentável. A Rio+20 acontece em junho do próximo ano.



EVENTO DA COR DA RAÇA NAÇÃO MULHER


Roda de Conversa
DATA CONVIDADAS TEMA
21/07 - 5ª feira
Profa. Magali Almeida(PROAFRO/UERJ),
Luane Bento(UERJ),
Sheila DiasUFRJ),
Allyne Andrade(UERJ),
Joilson Júnior (UERJ).
Repensando o Negro
Olhar e a Diversidade
22/07 - 6ª feira
Profª. Escritora Conceição Evaristo,
Consulesa de Angola Maria Amália,
Gisele Gomes Carvalho (Ex-Detenta Projeto empregabilidade do Afro
Reaggae),
Profª. Luanda S. Moraes.
Histórias que eu
conto...
23/07 - Sábado
Dra. Jurema Werneck
Dra. Berenice de Aguiar
Dra. Katleen da Cruz
Nêga gizza
Saúde
24/07 - Domingo
Daise Rosas (Eoss Consulting)
Flávia Oliveira(Globo News)
Glória C . Santos (ACAMJG )
Mulheres
Empreendedoras
25/07 - 2ª feira
Solenidade de encerrameto com a presença de autoridades e da
Ministra Luiza Bairros
Wânia Santana
Mulher Negra. , seus
desafios, percursos e
perspectivas.