segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Brasil precisa erradicar 2.906 lixões até 2014, diz Ipea


O Brasil ainda tem 2.906 lixões distribuídos por 2.810 municípios que precisam ser erradicados até 2014, segundo estudo do Instituto de Pequisa Econômica Aplicada (Ipea), apresentado nesta quarta-feira em Brasília. A extinção dos lixões até o ano da Copa do Mundo foi determinada pela lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010 depois de 20 anos tramitando no Congresso Nacional.
A tarefa de acabar com os lixões até 2014, entretanto, é considerada difícil por técnicos do Ipea. Segundo o relatório, políticas públicas devem ser criadas para incentivar a reciclagem e a coleta seletiva. “Os consórcios públicos para a gestão dos resíduos sólidos podem ser uma forma de equacionar o problema dos municípios que ainda têm lixões como forma de disposição final”, sugere o documento.
De acordo com o estudo feito pelo órgão do governo federal, 74 mil t por dia de resíduos e rejeitos são depositados em aterros controlados e lixões. Apesar de o volume ainda ser significativo, o estudo do Ipea aponta uma redução de 18% nesse tipo de destinação de resíduos em oito anos.
A região Nordeste é a que abriga o maior número de municípios com lixões: são 1.598, o equivalente a 89% do total de cidades da região. “No geral, pode se afirmar que as maiores deficiências na gestão dos resíduos sólidos encontram-se nos municípios de pequeno porte, com até 100 mil habitantes, e naqueles localizados na Região Nordeste”, avalia o relatório.
Fonte: Terra