sexta-feira, 15 de junho de 2012

Tião encanta público com discurso sobre educação para a sustentabilidade


RIO - Presidente da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho - ACAMJG, Tião dos Santos encantou, nesta quinta-feira, o público de 500 educadores durante o seminário A Voz do Professor, no Forte de Copacabana, no evento Humanidade 2012. Falando com desenvoltura sobre reciclagem no Brasil, o catador ressaltou a importância da educação para a promoção do desenvolvimento sustentável e lembrou que sua vida começou a mudar depois que participou de um curso sobre jovens lideranças de comunidades. Na ocasião, Tião contou que, ao final do curso, comentou com o professor que estava indignado e que era mais feliz antes, quando não tinha noções de cidadania nem conhecimento sobre a Constituição Brasileira. Em resposta, o professor disse que a indignação dele deveria servir para mudar a realidade.
- Aquilo me feriu, e fiquei pensando que era isso que eu devia fazer. Não adiantava pensar que onde tinha corpo, urubu e lixo estava tudo certo. Não bastava eu me indignar, eu tinha que mudar a minha realidade. E este é o grande desafio da sustentabilidade. Não basta colocar o problema na mesa e arrumar um culpado. É preciso mudar e mudar agora.
Tião ganhou fama ao participar do premiado documentário Lixo Extraordinário. No evento, parecia astro, e tirou foto com participantes. Durante a palestra, entretando, discursou como especialista. Citou uma série de dados sobre o lixo no país tentando sensibilizar o público sobre a importância da reciclagem: "o Brasil produz por dia cerca de 240 mil toneladas de lixo"; " em nosso país, 95% de todo o lixo produzido tem como o destino lixões a céu aberto, só 5% tem como destino aterro sanitário"; "2% tem destino a reciclagem, apesar de cerca de 40% do total do lixo é matéria-prima potencialmente reciclável"; "o Brasil literalmente joga no lixo R$ 8 bilhões anualmente".
Ainda no seminário, Tião defendeu a mudanças de hábitos da população:


- Não se pode vender sustentabilidade, ela é uma mudança de atitude, uma responsabilidade de cada um de nós. É a preservação da vida humana, que também inclui a preservação do bem comum e da natureza do ser humano.

Flávia Milhorance - O Globo