sexta-feira, 15 de julho de 2011

Belo Horizonte recebe maior fórum de sustentabilidade do país: o Sustentar 2011

Especialistas nacionais e internacionais se reúnem no Minascentro entre 23 e 25 de agosto em conferências, palestras, debates e workshops distribuídos em 22 eventos simultâneos.

O Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental realiza, em Belo Horizonte, o 4º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – o Sustentar 2011, de 23 a 25 de agosto, no Minascento, com o tema central “Sustentabilidade na prática: tendências globais, inovação, oportunidades e educação”. Serão 22 eventos simultâneos para o debate de questões relacionadas ao desenvolvimento da economia verde, à responsabilidade socioambiental, às tecnologias e inovações para a sustentabilidade, às mudanças climáticas, aos fundos de investimentos sustentáveis e à implantação de processos sustentáveis na cadeia produtiva de setores como as indústrias da Mineração, do Petróleo e da Construção Civil, entre outros temas. Empresas e entidades de diversos setores, como Petrobras, Fundação Dom Cabral, SindiExtra, Fiemg, Global Reporting Initiative, Sebrae, CBIC e Instituto Inhotim vão levar para o Minascentro experiências, cases e discussões.
O Sustentar 2011 vai contar com a presença de conferencistas internacionais como o ambientalista canadense Brian Milani, responsável pelo Programa de Negócios e Ambiente da Faculdade de Estudos Ambientais de York, Toronto, e o norte-americano Michael Shuman, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Econômico na Aliança de Negócios para Economias Locais dos Estados Unidos. Milani, em seu livro “Planejando a Economia Verde: a Alternativa Pós-industrial para a Globalização Corporativa”, editado em 2006, propôs dez princípios para que a economia verde seja colocada em prática. Já Michael Shuman é especialista em economias comunitárias e vantagens de negócios para as pequenas empresas.
O evento vai ter ainda a contribuição, por meio de videoconferência, da economista britânica Hazel Henderson, fundadora da Ethical Markets Media, consultora em desenvolvimento sustentável, e autora do livro “Ethical Markets: Growing The Green Economy”. Entre as personalidades em destaque no ativismo ambiental brasileiro que já confirmaram presença no Sustentar 2011 estão o ambientalista Fábio Feldman, o consultor ambiental Sérgio Besserman, o presidente da Associação dos Catadores de Papel e de Materiais Recicláveis do Aterro de Jardim Gramacho (RJ) e protagonista do documentário Lixo Extraordinário, Tião Santos, e Thiago Vinícius, jovem de 21 anos, criador do Banco Comunitário União Sampaio, que mantém linhas de microcrédito para os moradores do bairro Jardim Maria Sampaio, comunidade carente da periferia de São Paulo,.
Os organizadores do evento, que terá no total 250 palestrantes, esperam reunir mais de 4 mil congressistas e receber público superior a 6,5 mil visitantes. As inscrições para o Sustentar 2011 devem ser feitas, por evento de interesse, pelo site [www.sustentar.net].